sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Entrevista com o cantor Júnior Semeando


Com o mesmo estilo que a tornou conhecida e respeitada em todo o Brasil, a banda SEMEANDO já está com mais de 15 anos de estrada, cantando um POP voltado principalmente para a juventude.

A banda conta com 6 discos gravados: Evidências (1988), Uma Chance (1991), A Favor do Bem (1993), Recomeçar (1995), Fidelidade (1998) e 15 anos (2002).

Para dizer por onde anda e o que vem fazendo a banda, o seu principal vocalista desde o início, o JUNIOR, concedeu esta entrevista, via e-mail, em 02/08/2004.

Seu último CD, o 15 anos, traz o seu nome no encarte, bem como a aparência de um disco solo. Isso significa o fim da banda SEMEANDO e o início da carreira-solo do JUNIOR SEMEANDO?
Não. Não é o fim da banda, tenho direcionado o Semeando para eventos de médio e grande porte. Quanto ao início de uma carreira solo, afirmo que sim, porém através deste trabalho quero expor um repertório mais congregacional. Com isso quero preservar a identidade (tanto estilo como as composições) da banda que ao longo dos mais de 17 anos de ministério tem abençoado muitas vidas.

Você continua na gravadora TOP GOSPEL?
Não

Você já está planejando o próximo CD? (caso afirmativo podia adiantar alguma coisa dele?)
Sim. Quanto ao meu novo CD solo, já estou em estúdio trabalhando para que no final do ano já esteja disponível para todos. E quanto ao CD da banda estamos com o projeto do CD ao vivo com os grandes sucessos da banda para o início de 2005.

A banda anda um pouco sumida da mídia. O que tem acontecido?
Para tudo há um propósito de Deus e cremos na sua fidelidade, cremos também que Ele tem o melhor pra nós. No Seu tempo estaremos na mídia de novo.

Você tem uma idéia de quantos CDs a banda vendeu até hoje?Qual disco vendeu mais?
Aproximadamente 80 mil cópias. Os CDs Recomeçar e atualmente o 15 Anos.

A banda tem planos de relançar seus CDs, para disponibilizar às novas gerações?
Sim. Estamos acertando os últimos detalhes com os Distribuidores e cremos que até novembro, senão todos, pelo menos a maioria estarão disponíveis no mercado.

A chegada do movimento gospel, em 1989, foi boa ou ruim para a banda?
Contribuiu muito, e vale destacar pelo que a banda Rebanhão provocou. O início de uma nova postura e missão que a música gospel tem quanto à edificação do seu povo, com também uma arma poderosa na evangelização.

Nos anos 80 e 90, você tinha muito contato com outros cantores e bandas? (Caso afirmativo, quais e como era a relação entre vocês?)
Rebanhão, Cristina Mel, Álvaro Tito, Oséias de Paula, Novo Som, Catedral, Altos Louvores. Bem, havia harmonia, éramos mais amigos uns dos outros e uma intenção maior de ser instrumento nas mãos de Deus.

Qual a avaliação geral que você faz hoje da música gospel brasileira? Por exemplo, ela está melhor do que a música dos anos 80 e 90?
Vejo que a música gospel atualmente está mais transparente, ou seja, não se esconde mais seus objetivos. Uma parte considerável, realmente compromissada com Deus e Seu reino. São levitas, são adoradores mergulhados no rio da unção do Pai. E outros que são simplesmente artistas, apenas interpretam o que a música propõe, mais seus caminhos são outros.

Especificamente no caso de bandas para jovens, qual a sua avaliação geral?
Estrategicamente, vejo com muito bons olhos. Mas ressalto que estas bandas sejam referencia de vida com Deus, para influenciar de fato a juventude.

Qual igreja você congrega? Lá você participa do louvor das reuniões?
Comunidade Evangélica da Paz (MG). Sim participo ativamente.

Você hoje vive da música ou trabalha em outras coisas para sobreviver?
Além do ministério do Semeando, sou produtor musical e atuo como relações públicas de uma ONG (REMER) que trabalha na recuperação de crianças e adolescentes carentes no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Qual a sua opinião sobre os fãs-clubes de artistas e bandas gospel?
Se isso não gerasse idolatria, eu não veria problema mas ... O marketing é apenas uma ferramenta, mas ultimamente vejo isso como base de sustentação de muita gente. Nós letivas, precisamos ser referência não só na área artística, mas principalmente com homens e mulheres de Deus. Condutores de salvação, libertação, discipulado, para influenciarmos esta geração poderosamente.

Quais cantores e bandas gospel você costuma ouvir com mais freqüência?
Michael W. Smith, Diante do Trono, Ludmila Feber, João Alexandre, Oficina G3, Sérgio Lopes, Kleber Lucas, Vineyard e Fernanda Brum.

Deixe uma mensagem àquelas pessoas que apreciam o trabalho da banda.
Agradeço a Deus pelo amor e carinho que temos recebido constantemente das pessoas amadas, que com certeza nos ajudam e muito na continuidade do nosso ministério. Que Deus continue nutrindo poderosamente esta geração de homens e mulheres aliançados com o Pai.

Um comentário:

  1. so peço seu facee adoro semeando so qero saber po onde anda vcs ou vc ta carreira a solo bjap pazzz

    ResponderExcluir